As peças da Ímpar têm como matéria prima principal a argila tabaco e a porcelana, através do processo de cerâmica de alta temperatura. Esse processo é longo, artesanal e feito inteiramente de forma manual.
A cerâmica artesanal tem diversas variáveis e, portanto, além das variações de forma provenientes do processo de modelagem manual e orgânico, pode haver também alterações drásticas de cor de fornada para fornada.
Entenda um pouco do processo passo a passo:

MODELAGEM
As peças são modeladas manualmente, uma a uma e secam naturalmente, o que leva de 3 a 15 dias dependendo do clima e tamanho da peça.

QUEIMA DO BISCOITO
Depois de secas as peças seguem para a primeira queima no forno elétrico a 900º. Essa queima, chamada de biscoito, serve para retirar toda a umidade restante da argila e a prepara para o recebimento dos esmaltes.

ACABAMENTOS E ESMALTAÇÃO
Ao sair da primeira queima, as peças recebem acabamento, lixamento e partem para a esmaltação, que também é feita manualmente, peça a peça, por mim. Os esmaltes também são feitos de forma artesanal, por mulheres ceramistas parceiras.


 
QUEIMA DE ALTA TEMPERATURA
Os esmaltes reagem a alta temperatura, transformando-se em uma espécie de vidro que é responsável pelo brilho e cor da peça. Essa queima é realizada a mais ou menos 1250º e dura em torno de 8h, mais 24h em média para o resfriamento do forno de forma que eu consiga abri-lo e manusear as peças.

APLICAÇÃO E QUEIMA DE OURO OU PLATINA LÍQUIDA
Após a queima de alta temperatura, faço a aplicação de ouro ou platina líquida nas peças, com pincel de forma artística e livre. Depois da aplicação as peças vão mais uma vez para queima em forno elétrico a 700º durante 4h para fundir a solução de metal.

 


MONTAGEM DAS PEÇAS
Com as peças de cerâmica em mãos, é hora de montar as jóias. Colar bases de brincos, montar colares, gargantilhas etc.